IMPRESSÃO DIGITAL

Uma das características primordiais no progresso de um projeto gráfico é o conhecimento sobre a impressão de embalagem. Conhecer a diferença entre os métodos, bem como suas limitações e abrangências, é essencial para alcançar resultados satisfatórios.

Essa impressão é realizada diretamente no material, utilizando como matriz um arquivo digitalizado — por exemplo, um arquivo em PDF —, sem a intermediação de chapas. Assim, ocorre o processo eletrônico, a laser.

A impressão digital pode ser utilizada nos mesmos materiais do offset, mas é direcionada, principalmente, para impressões de tiragem reduzida. Dentre suas diversas vantagens estão o tempo reduzido para a execução, as provas de impressão com custo barato e não necessidade de reparar as cores, visto que as impressões são muito parecidas, sem variação no lote.

Por outro lado, a impressão digital tende a perder para o offset na qualidade final e no custo-benefício de médias e grandes tiragens, no entanto isso não impossibilita seu uso e sua procura no mercado.

Algumas vantagens desse tipo de impressão:

  • tempo menor de execução;

  • provas de impressão mais baratas;

  • sem necessidade de reparo de cores;

  • secagem rápida.